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quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Wallon



Wallon (1981) rompe com uma noção de desenvolvimento linear e estática, demonstrando que o ser humano se desenvolve no conflito, sua construção é progressiva e se sucede por estágios assistemáticos e descontínuos. Os estágios de desenvolvimento importantes para a formação do ser humano não são demarcados pela idade cronológica, e sim por regressões, conflitos e contradições que propiciem que se reformulem e ampliem conceitos e funções. Em cada estágio, há predomínio de uma determinada atividade que corresponde aos recursos que a criança dispõe, no momento, para interagir com o ambiente (Galvão, 1995, p. 43).





 http://albertoabreu.wordpress.com/2006/07/18/psicologia-da-infancia-de-wallon/




2 comentários:

Rosana SK disse...

Lendo essa idéia de Wallon eu lembrei de uma idéia que a minha mãe sempre comentou para a gente que os problemas e as dificuldades serveriam para nosso crescimento. Quando uma pessoa se submete a viver estando disposta a encarar as dificuldades obviamente a conclusão será bem mais rica comparando com uma pessoa que quer receber tudo pronto. Fazendo essa comparação pensamos em algumas pessoas que servem de exemplos práticos do nosso dia a dia. As caracteristicas analisadas nessa comparação podem ser incorporadas às pessoas, ou seja essas pessoas não são culpadas. A disponibilidade de lutar pelas coisas difíceis cabe a pessoa que durante a sua vida obteve a formação que leva a tal ponto. Exemplo os pais que oferecem uma vida pronta, sem que essas crianças desempenhem funções, como arrumar o quarto, fazer as tarefas escolares sozinhos enfim desempenhar funções sozinhos o que fará seu amadurecimento ser responsável, desenvolver a criticidade e noções de cidadania.

Anônimo disse...

Gostei do seu blog! Boa sorte!
Um grande beijo!
Yann SK